5 dicas para tirar seu evento do papel e colocar no mundo

Blog / Planejamento / 5 dicas para tirar seu evento do papel e colocar no mundo

Ideia por ideia não movimenta nada. É preciso tirar do papel seu sonho e começar a dar forma, cara e corpo ao evento que tanto deseja organizar. Para tal, no post de hoje separamos 5 dicas que vão te auxiliar na hora de tomar as melhores decisões para fazer seu evento acontecer. Confira!

1 – Busque referências no mercado

É fundamental pesquisar (pesquisar muito, mesmo) antes de tomar qualquer decisão quer irá ditar os rumos do seu evento. Converse com outros organizadores, com fornecedores, faça pesquisas junto ao público, consulte preços no mercado e jamais deixe de lado as bases que irão garantir o sucesso do evento.  Pensa em fazer um show de rock? Veja se o público da cidade gosta deste estilo musical. Deseja organizar uma corrida de rua? Pesquise eventos semelhantes nas cidades vizinhas, veja se há aceitação do público.

 

Faça uma enquete online! Você pode criar um grupo no facebook ou encontrar grupos que tenham ligação com eventos e acontecimentos do município. Uma vez lá, proponha a enquete para os participantes e observe os comentários e quantifique a opinião das pessoas.

2 – Licenças e autorizações

Alguns tipos de eventos precisam de determinadas licenças e autorizações da prefeitura, corpo de bombeiros ou polícia militar. Portanto, antes de anunciar aos quatro ventos que vai organizar um evento, que já fechou parceria com fulano ou beltrano, informe-se com as autoridades da cidade e veja se realmente há a possibilidade de tornar seu evento uma realidade. Caso a reposta seja negativa, procure entender o que aconteceu, ou se o evento pode ser reformulado para se adequar a tais exigências.

3 – Patrocinadores

Após definir o tipo de evento, é hora de investir. Uma boa saída para viabilizar a organização, produção e pós-produção do evento é contar com patrocinadores o quanto antes. O motivo? Todo o trabalho de contratação de fornecedores, aluguel de espaços, negociação com artistas, entre outros detalhes, fica mais fácil com uma verba já disponível para aplicação. O caminho de encontrar patrocinadores pode ser complicado, mas vale a pena dedicar seu tempo na procura de parceiros que tenham a ver com o evento. Por exemplo, é uma ótima ideia consultar lojas de materiais esportivos da cidade se o seu evento é uma corrida de rua. Vai organizar uma peça de teatro, que tal procurar empresas que apoiem eventos culturais?

 

Confira outras dicas de como achar patrocinadores para o seu evento clicando aqui.

4 – Atrações

Planejamento, autorizações, patrocinadores… Já está ganhando forma o evento. Neste momento, dependendo do tipo de evento, é a hora certa de definir as atrações principais. O que está em evidência no mercado musical? Vale a pena chamar mais de um artista por noite? Qual esportista tem a cara do seu evento? Todas estas perguntas devem ser feitas, respondidas e analisadas mais de uma vez, afinal, fechar uma grande atração envolve muito dinheiro e o tiro deve ser certeiro.

 

5– Comunicação com o público

Assim que estiver tudo engatilhado e ponto para divulgação, escolha os canais certos para falar com o público. É preciso se comunicar com as melhores ferramentas e nos meios onde seu público está. Por exemplo, se o perfil do público é mais jovem, as redes sociais são perfeitas! Você pode criar um evento no AppTicket,  e divulgar todas as informações úteis, assim como também vender tickets online quando achar melhor e pelo preço que quiser.

Confira mais sobre eventos no Twitter do AppTicket e também em nossa fanpage.


Publicado por Equipe AppTicket no dia 16 de Setembro de 2015