Veja quais tipos de contratos para eventos são necessários

Veja quais tipos de contratos para eventos são essenciais!

Blog / Leis, Censura e Segurança / Veja quais tipos de contratos para eventos são essenciais!

Quem produz eventos sabe que não basta apenas ter uma ideia genial e deixar tudo acontecer. É preciso cuidar de detalhes que não chegam ao público mas que fazem total diferença para o bom andamento do evento, como na formulação de contratos com diversas empresas. Da locação de mesas e cadeiras, passando pela contratação de bandas e artistas, é fundamental conhecer os tipos de contratos e qual utilizar em cada caso. Confira na sequência algumas dicas e como proceder para diferentes tipos de contratos para eventos:

 

CONTRATO COM FORNECEDORES

Após escolher quem irá prestar serviços, exija um contrato social com os dados da empresa e do responsável, colocando também endereço, CNPJ, e-mail e telefone. Deixe bem claro no papel o que foi combinado fora dele, ou seja, o contrato deve indicar datas de entrega e retirada, tipos de serviços contratos, dia e local do evento, entre outros detalhes. Importante também sinalizar multas por não-cumprimento e direitos e deveres se houver a necessidade de mudanças do evento.

Deixe registrado no contrato a quantidade e condições dos produtos que irá receber, assim como, de quem será a responsabilidade por eventuais danos. Se for o caso, no contrato também deve constar a necessidade de profissionais da empresa prestadora de serviços para a instalação e transporte dos produtos.

 

SERVIÇOS DE FOTO E VÍDEO

Apesar de ter um aspecto mais informal, o serviço de foto e vídeo também deve ser firmado através de um contrato. O documento em si deve conter dados do responsável pelo evento e do profissional, ou empresa, contratada. Assim como no exemplo anterior, este contrato também deve estabelecer deveres e direitos, endereços e CNPJ.

A principal diferença é em relação aos equipamentos e uso das imagens pelos fotógrafos. O contrato deve estabelecer de maneira clara de quem será a responsabilidade por eventuais danos aos equipamentos de foto e vídeo, assim como, esclarecer a possibilidade de uso ou não das imagens no futuro, principalmente por parte dos profissionais contratados.

 

SERVIÇOS ARTÍSTICOS

Na contratação de bandas ou artistas, o contrato é um pouco diferente. Deve constar direitos de utilização de músicas ou performances no futuro, permissão de divulgação do artista através de campanhas de marketing, direitos e deveres que estabeleçam tempo mínimo de apresentação, transporte até o local, data e horário do evento, condições de camarins e ensaios em horários alternativos.

Verifique com cuidado a forma de pagamento que o artista exige e se o mesmo foi efetuado na data combinado. Caso contrário, o evento poderá ser desfalcado em cima da hora e o prejuízo ainda maior.

 

LOCAÇÃO DE ESPAÇOS

Neste caso é preciso ter um contrato de locação ou cessão de espaço para a realização do evento. É importante estabelecer a data inicial e final do uso de um determinado local, assim como, a responsabilidade pela manutenção da estrutura do espaço. O contrato de locação de espaços tem validade local caso seja preciso comprovar a culpa por eventuais danos.

 

A IMPORTÂNCIA DOS CONTRATOS NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PARA EVENTOS

Pode parecer chover no molhado, mas é essencial ter um contrato que determine direitos e deveres entre a organização do evento e empresas terceirizadas ou artistas. Sem um contrato assinado por todas as partes, não há  qualquer compromisso legal que justifique o serviço. Além disso, a exigência de contratos também dá um caráter mais profissional  ao evento e passa uma imagem positiva para todo o mercado.

 

Gostou das dicas de tipos de contratos para eventos? Acompanhe mais novidades curtindo o Facebook do AppTicket  e também seguindo o perfil no Twitter.


Publicado por Equipe AppTicket no dia 18 de Março de 2015
Tags deste post
Compartilhe
Gostou desta publicação?
Deixe seu e-mail para receber nossas atualizações
blog comments powered by Disqus