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Produção de eventos esportivos: do planejamento à venda de inscrições

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No país do futebol, outros eventos esportivos também vêm atraindo cada vez mais público e conquistando homens e mulheres, adultos e crianças. Um bom exemplo deste crescimento é o número de corridas de rua que aumenta ano após ano. Porém, mais do que apenas ter a ideia, o importante é saber planejar os detalhes e vender inscrições para quem busca lazer ou um estilo de vida mais saudável. Confira na sequência algumas dicas:

 

PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO

Planejamento é a base de tudo. E se a base começa torta, todo o resto vai seguir a mesma direção. Por isso é tão importante sentar e pensar em todos os detalhes antes mesmo de colocar a mão na massa.

Para fazer um evento esportivo acontecer é preciso pesquisar locações, entrar em contato com proprietários de ginásios e clubes, com a prefeitura para fechamento de ruas, ver se os pontos escolhidos são bem localizados e seguros, pensar em pontos de alimentação e banheiros.

Ainda é preciso anotar na checklist: contratação de pessoas para limpeza do local, distribuição de kits, atendimento aos participantes e ao público que vai assistir o evento, contratação de profissionais especializados da área de saúde e preparação física para atender a quaisquer emergências, equipamentos de primeiros-socorros e ambulâncias.

Como eventos esportivos são competições, é legal contar com prêmios para os vencedores e brindes para quem participou apenas por lazer, afinal, todos merecem atenção e isto poderá gerar engajamento e uma experiência positiva a todos os envolvidos.

Por fim, fica o encerramento do evento, com controle da saída de pessoas, retirada dos materiais e limpeza do local.

 

INSCRIÇÕES DE EQUIPES, GRUPOS E POR ACADEMIAS

Na hora de vender as inscrições, uma estratégia importante é incentivar a formação de equipes. Quanto mais amigos interessados em participar, melhor para o evento tanto no aspecto comercial (mais vendas de inscrições) como também na divulgação do mesmo, já que mais pessoas passarão a conhecer e se interessar.

Conceder descontos para que quem faz inscrição em grupo e negociar com academias para vender aos alunos são boas maneiras de alavancar as vendas e falar com mais pessoas.

 

VÁRIOS CANAIS DE VENDA ONLINE

É importante espalhar aos quatro ventos e não restringir a venda em apenas um canal. Vendendo ingressos através de site, Facebook e hotsite dedicado é possível abrir um leque de possibilidades para quem compra. O principal é estar presente através de canais exclusivos do evento, onde o público reconheça a marca da organizadora e confie na venda online dos ingressos. Desta maneira não há dispersão no ato da compra.

 

DIVULGAÇÃO

Hora de levar o evento até o público, usando todas as ferramentas disponíveis, como as redes sociais, e-mail marketing e parcerias com os sites de marcas patrocinadoras. É interessante ainda separar parte da verba de divulgação para investimento em mídia online. Apostar em banners de sites esportivos, publieditoriais em blogs sobre o assunto ou até mesmo outros formatos de publicidade.

Ao investir na divulgação é importante pensar no fluxo de visitas, ou seja, ao clicar no anúncio onde as pessoas vão parar? O principal é levar a um ambiente da própria marca, para que todo o tráfego gerado não seja direcionado a um local onde várias outras produtoras estejam presentes.

Quem usa o AppTicket tem a opção de vender direto na página do Facebook, pelo próprio site ou por um hotsite gratuito e dedicado unicamente ao evento. Assim, o link para o ambiente próprio da marca e a área de compra de ingressos se tornam um só, facilitando a divulgação.

 

ENTREGA DE KITS

É essencial organizar-se muito bem para realizar a entrega dos kits (check-in), controlando a entrada do local e investindo em equipe dedicada a receber o público de maneira eficiente com planejamento para o fluxo de pessoas, sinalização e transmissão de informações úteis.

Estar preparado para ser ágil na hora de receber os participantes evita atrasos e aumenta o nível de satisfação, afinal quem gosta de esperar em filas que não andam?

Para quem vende via AppTicket, além de poder exportar os dados dos compradores para usar do jeito que achar melhor durante a entrega dos kits, há ainda outra opção bem mais prática: usar o aplicativo Check-in do AppTicket que agiliza todo o processo e ainda permite controlar a lista de participantes, tudo pelo celular.

 

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Publicado por Equipe AppTicket no dia 27 de Outubro de 2014
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