Planejamento financeiro de seu primeiro evento: por onde começar?

Blog / Planejamento / Planejamento financeiro de seu primeiro evento: por onde começar?

Você teve uma grande ideia, já conversou com amigos e eventuais parceiros, pensou em um local perfeito para receber o público, entre vários outros detalhes para realizar um grande evento. Mas chega um momento em que é preciso fazer um planejamento financeiro completo para tornar tudo isso viável e lucrativo. No post de hoje vamos apresentar algumas dicas para colocar todos os detalhes na ponta do lápis, confira!

 

PLANEJE COM ANTECEDÊNCIA

O evento pode ser de culinária, sobre tecnologia, um show de rock ou mesmo uma partida de futebol, o primeiro passo para construir um planejamento adequado é um só: antecedência. Comece a programar investimentos financeiros, contratação de pessoal, convite a músicos ou celebridades, alguns meses ou mesmo um ano antes do grande dia do evento. Considere o capital que possui no momento, possibilidades de parcerias, previsão de crescimento do mercado em geral, entre outros fatores.

 

PENSE EM SEU NEGÓCIO

Não caia na armadilha de pensar que todos os eventos possuem o mesmo custo inicial e de execução, muito pelo contrário, cada um tem suas particularidades. Eventos esportivos demandam mais pessoas na organização dos participantes, já palestras e cursos (por exemplo) precisam da mais atenção em equipamentos audiovisuais e distribuição de brindes. A dica é analisar com cuidado e visualizar seu evento com clareza, determinados pontos específicos para investimentos.

 

FORNECEDORES

Para não ter dor de cabeça antes, durante e após o evento, pesquise bem as empresas prestadoras de serviço ou os profissionais terceirizados que irá contratar. Confirme a qualidade, pontualidade, formas de pagamento, coberturas de serviços, entre outros detalhes que realmente fazem a diferença. Não adianta nada se planejar com cuidado e chegar no dia do evento você ficar na mão porque não recebeu os brindes solicitados, ou porque a equipe de staff ainda não chegou ao local.

 

PARCERIAS

Conseguir patrocinadores pode garantir um capital de giro muito interessante para o seu evento, e com isso, aliviar um pouco a pressão sobre o orçamento geral. Vale a pena citar que muitas produtoras acabam determinando a realização ou não de eventos apenas com base na venda dos ingressos, mas é algo muito arriscado. Ao conseguir incentivadores que atinjam um valor estipulado você garante, no mínimo, o funcionamento do evento.

Dica: Baixe grátis o modelo de pedido de patrocínio para evento

Modelo de pedido de patrocínio para eventos
ORGANIZAÇÃO DO INÍCIO AO FIM

Produzir eventos sempre é um desafio, portanto é preciso se organizar para que tudo ocorra conforme o planejamento financeiro. Coloque tudo em planilhas, entradas e saídas de materiais, contratação de pessoal, aluguel de equipamentos, ingressos já vendidos, etc. Dessa maneira fica mais fácil visualizar o que já foi gasto e o que ainda vai sair dos cofres até o dia do evento. Dica: coloque uma margem no orçamento para cobrir imprevistos que possam prejudicar o andamento do evento.

 

Gostou das dicas para planejar financeiramente seu evento? Em breve vamos apresentar novos conteúdos deste tema e também outras novidades sobre produção de eventos. Acompanhe também nosso perfil no Facebook e no Twitter.


Publicado por Equipe AppTicket no dia 28 de Janeiro de 2015