Coquetel de lançamento, veja como organizar um coquetel de inauguração

Como organizar um coquetel de lançamento e tornar a inauguração um sucesso!

Blog / Para o dia do evento / Como organizar um coquetel de lançamento e tornar a inauguração um sucesso!

Após pesquisa, planejamento, produção e definição… Chega o tão esperado momento de lançamento do produto ou de inauguração de um estabelecimento, e nada melhor que um coquetel de inauguração. Este momento deve ser encarado com o mesmo cuidado que teve ao longo de todo este processo, afinal, é a hora de anunciar ao mercado, influenciadores e ao público o que sua empresa está oferendo. Seja para um coquetel de lançamento de livro, uma inauguração de loja, lançamento de coleção ou até mesmo a inauguração de um salão de beleza, todos os detalhes devem ser cuidadosamente alinhados no coquetel do evento.

planejamento-de-eventos-planilha

COQUETEL DE LANÇAMENTO: ESCOLHA DO LOCAL

Se o planejamento é realizar o coquetel de lançamento de estabelecimento comercial (como um salão de beleza ou uma academia), o melhor local para realizar o evento é justamente o próprio estabelecimento. Lá seus convidados poderão conferir de perto a infraestrutura, diferenciais e tudo mais o que o negócio pode oferecer no futuro. Capriche na decoração, na limpeza e no espaço livre para as pessoas circularem no local.

Por outro lado, se está lançando um produto, coleção, livro ou serviço, o coquetel de lançamento pode ser realizado em um espaço alugado, de boa localização, com infraestrutura de segurança e principalmente de acordo com o perfil do público-alvo da empresa. Vai lançar um aplicativo para esportes? Pesquise centros esportivos que possam receber serviços de buffet com total comodidade, mesas e cadeiras para os convidados, assim como caixas de som e tecnologia multimídia para anunciar o grande lançamento.

Outra boa ideia é pesquisar por restaurantes e cafés para coquetel de lançamento. Este tipo de estabelecimento já possui ótima infraestrutura física e de atendimento para este tipo de evento. Neste caso, você pode adotar um modelo onde cada convidado paga pelo que consumir.

Esta é para quem está pensando em um coquetel de lançamento de livros. Tem lugar melhor que a própria livraria? Muitas livrarias não cobram por este tipo de evento, justamente porque é uma ótima oportunidade para atrair o público e impulsionar as vendas de uma maneira geral.

Se você está inaugurando uma loja ou algum tipo de estabelecimento, você pode utilizar o próprio local e fixar ainda mais a localização.

QUANTAS PESSOAS DEVO CONVIDAR PARA O MEU COQUETEL DE INAUGURAÇÃO?

Na hora de pensar nas pessoas que irão ao coquetel de inauguração, pense em seu público-alvo. Se o evento é para o lançamento de um novo produto, estas pessoas deverão ser os potenciais consumidores ou influenciadores. Já se o coquetel é para lançar uma nova linha da empresa ou anunciar parcerias inovadoras, os convidados serão os clientes já conhecidos. É importante também convidar colaborabores, fornecedores e distribuidores, pois é um público que já possui contato direto com o produto ou serviço e o criar ainda mais envolvimento pode ajudar muito o negócio como um todo.

Definindo quem vai ao evento, o próximo passo é estabelecer a quantidade de pessoas. O espaço alugado / reservado / escolhido para o coquetel deve comportar com conforto e segurança seus convidados, ou seja, não convide mais pessoas do que o local suporta. Além de um risco à integridade física das pessoas, sua marca certamente será má avaliada assim que o primeiro convidado sair do coquetel.

Uma solução para evitar tal situação é o tradicional RSVP. Para quem não sabe, este é uma estratégia comum em eventos e que funciona justamente para que os convidados confirmem presença.  E isso você pode fazer de forma automatiza  via AppTicket, assim é possível controlar online a lista de participantes e com isso ter uma clara e antecipada visão de quem irá ao coquetel de lançamento.

ebook-divulgando-evento

QUANTO TEMPO DEVE DURAR O COQUETEL DE LANÇAMENTO?

O tempo também é um fator crucial para quem está organizando um coquetel de ina. Pense e planeje um evento entre duas e três horas de duração. Se o evento for muito curto, você corre o risco de não receber todos os convidados a tempo. Por outro lado, em coquetéis de lançamento com mais de quatro horas de duração, o risco é que os convidados saiam antes de você anunciar a grande novidade do evento. O ideal é montar uma estratégia que divida o tempo para receber e acomodar os convidados, ambientar as pessoas, promover as atrações de entretenimento e divulgar as novidades dentro deste período.

SERVIÇOS DE BUFFET E AMBIENTAÇÃO QUE NÃO PODE FALTAR NO COQUETEL DE LANÇAMENTO

É fundamental contratar serviços de buffet com garçons/garçonetes que ofereçam bebidas e aperitivos. A escolha do cardápio do coquetel de lançamento também faz total diferença e deve ser feita de acordo com o perfil dos convidados, portanto vale a pena realizar uma boa pesquisa antes de fechar qualquer contrato. Outro detalhe importante é a colocação de mesas, cadeiras e disposição dos convidados… Procure reunir pessoas que tenham interesses em comum para facilitar a interação entre as pessoas.

Para deixar o ambiente mais descontraído e no clima de novidade, contrate um DJ que trabalhe com eventos corporativos e que saiba interagir com os convidados.

Confira dicas de organização de eventos corporativos

CONVITES PARA O COQUETEL DE LANÇAMENTO

Todo mundo adora receber convites para eventos, principalmente para algo tão importante como um coquetel de lançamento. A dica principal é contar com empresas especializadas na criação e produção dos convites. Além disso, dependendo do nicho de mercado da empresa e perfil dos convidados, dá para usar a criatividade e pensar em convites mais ousados e divertidos para o coquetel de lançamento, que tenham a ver com o produto, serviço ou negócio que chega ao mercado.

IMPULSIONE O COQUETEL DE LANÇAMENTO PARA UMA INAUGURAÇÃO DE SUCESSO!

Uma boa ideia para gerar comentários e notícias sobre este momento é convidar jornalistas e pessoas influentes que estejam de certa forma relacionadas ao produto, serviço ou estabelecimento. No caso de ser um coquetel de lançamento empresarial, por exemplo, a presença de jornalistas especializados em economia, e também variedades, é uma boa ideia. Já se a ideia é chamar a atenção do público mais jovem e conectado, a presença de blogueiros ou de personalidades da internet pode trazer resultados bem expressivos. Neste ponto a distribuição de brindes personalizados ou do próprio produto é uma ótima alternativa.

IDEIAS PARA COQUETEL DE INAUGURAÇÃO

Vá além das expectativas do público, pense em ideias que surpreenda seus convidados e que estejam de acordo com sua marca e posicionamento da sua empresa. Lembre-se, o público irá atrelar a experiência vivida em seu coquetel a seus produtos e serviços.

CRIE TICKETS ONLINE E CONTROLE A ENTRADA DOS PARTICIPANTES NO COQUETEL DE LANÇAMENTO

Uma forma de captar e organizar a base de convidados do coquetel, é criando tickets online, você pode criar tickets gratuitos sem pagar nada por isso utilizando o AppTicket e ainda tem a opção de validar o ticket e tornar seu coquetel de lançamento ainda mais profissional.

Além facilitar toda sua lista de convidados, você consegue ter uma projeção de participantes do coquetel.

Veja o passo-a-passo para criar o site de divulgação do seu coquetel:

O que achou das dicas de como organizar coquetel de lançamento? Compartilhe sua opinião aqui nos comentários e siga o AppTicket no Twitter  e Facebook .

 

Modelo de relatório pós-evento

 

 


Publicado por Equipe AppTicket no dia 06 de Outubro de 2017
Tags deste post
Compartilhe
Gostou desta publicação?
Deixe seu e-mail para receber nossas atualizações
blog comments powered by Disqus