Organização de eventos durante e após a pandemia

Blog / Planejamento / Organização de eventos durante e após a pandemia

Chegou o momento tão esperado, a retomada dos eventos! Neste post vamos abordar tudo sobre a organização de eventos durante e após a pandemia, apresentando dicas, impactos no setor, protocolos covid e todos os cuidados que organizadores de eventos precisam ficar atentos na organização de novos eventos em tempo de pandemia.

Eventos durante a pandemia

Para aqueles que conseguiram organizar eventos durante a pandemia, os desafios foram grandes, variando os protocolos de estado para estado, de cidade para cidade e até mesmo conforme o tipo de evento organizado.

Durante esse período crítico, tivemos uma crescente de eventos drive in, como apresentações de circo, teatro, dança e até apresentações musicais. Como característica e protocolo adotados para evento drive in, mesmo sendo dentro do carro, organizadores de eventos precisam respeitar o limite do número de pessoas de até 4 pessoas por veículo, além do espaçamento demarcado da vaga do carro. Conforme o espaço do evento drive in, também foi possível que o setor de alimentos e bebidas ganhassem destaque, já que muitos eventos adotaram o serviço de garçom, muitos eventos também conseguiram disponibilizar mesas próximas aos veículos, para facilitar o consumo.

Outro formato de evento que ganhou destaque foram as lives, diversas ideias de eventos surgiram, desde shows dos mais variados gêneros, apresentações diversas, cursos, treinamentos, palestras e até exposições. Os eventos online encontraram alternativas para ser rentável, desde a venda de ingressos online / inscrições, doações e até mesmo através de patrocinadores, com merchans durante a apresentação.

O futuro dos eventos em tempo de pandemia

Sem dúvidas o setor de eventos foi um dos mais afetados em tempo de pandemia, mas também é um dos mais promissores nessa retomada, já que existe uma demanda reprimida, onde o público aguarda ansiosamente para começar a frequentar novamente casas de shows, teatros, salões de festa, clubes, bares, casas noturnas e diferentes locais que realizam eventos. Alguns formatos de evento já ensaiam (começaram) a volta, como apresentações de stand up comedy e pequenos shows (pocket show) que são realizadas em bares, uma vez que este tipo de estabelecimento já está funcionando com os protocolos. 

Eventos esportivos também estão no topo dessa retomada, já que a maior parte dos estádios no Brasil são abertos, facilitando para que em algumas cidades, prefeituras liberem eventos esportivos com limitações de participantes. Devemos destacar também que muitas cidades dependentes do turismo, devam fazer “ensaios” de eventos, como carnaval, shows, festas, para quando a população da região já atingir determinado número de vacinados.

Como Organizar Eventos em Tempos de Crise

Com essa rápida passagem pelo segmento de eventos, muitos produtores iniciantes e até aqueles mais experientes devem estar em dúvida de como organizar eventos em tempos de crise, mas vamos levantar pontos fundamentais para conseguir dar um parâmetro e direcionamento na organização de evento durante e após a pandemia:

1 – Verifique a fase que sua cidade e estado estão!

Não tem segredo, se sua cidade ainda não liberou a retomada de eventos, não adianta tentar burlar, você estará realizando um evento clandestino que se descoberto, pode gerar multas sanitárias, além de possíveis suspensões de alvarás de funcionamento e outras licenças municipais, isso sem contar como isso pode arranhar a imagem da sua produtora de eventos.

2 – Protocolo de eventos

As cidades têm autonomia para desenvolverem os próprios protocolos, portanto, verifique quais os itens básicos e se inspire em protocolos de outros países para complementar o seu evento, já que o setor de eventos deve passar por uma grande fiscalização.

3 – Limitação de público

É pouco provável que os eventos possam receber cem por cento da capacidade, por isso, busque lugares amplos e abertos para evitar surpresas de novas suspensões, ou até mesmo, para que você consiga encontrar o equilíbrio e ter conseguir receber o mínimo de público necessário para pagar os custos do evento.

4 – Aposte em eventos híbridos

Muita gente está só aguardando novos eventos para festejar, mas lembre-se! Tem muita gente que vai passar longe de lugares com muitas pessoas. Por isso é fundamental apostar em eventos híbridos, aqueles que acontecem presencial e virtual. Uma plataforma de eventos que pode te ajudar na organização tanto de eventos presenciais, online e híbrido é o AppTicket, uma das plataformas mais simples, prática e gratuita para organizar eventos de todos tipos e tamanhos!

5 – Venda ingressos online antecipado

Fique atento, a fiscalização deve ser pesada nesse recomeço, por isso o produtor de eventos deve realizar a venda de ingressos e inscrições antecipada, além da previsão de público, será fundamental controlar o número de pessoas dentro do estabelecimento. Para isso, você pode utilizar o AppTicket para criar seu evento e controlar quem pode ir, lá é possível vender ingressos online e até mesmo criar tickets gratuitos.

6 – Utilize vários links na bio para mostrar o máximo de detalhes do evento

As pessoas vão buscar muitas informações antes de ir no seu evento, além de ser fundamental apresentar todos os cuidados que você está tomando para organizar aquele show, por isso, utilize uma ferramenta que possibilita ter várioslinks no perfil do seu Instagram, Facebook, TikTok e WhatsApp, a melhor e mais completa ferramenta de link na bio é o Onne.Link, que vai te ajudar colocar o link para seu protocolo, venda de ingresso, contato para whats e muito mais, e o melhor, você não paga nada por isso!

7 – Aposte na continuidade de protocolos

Não sabemos bem qual vai ser o futuro e o surgimento de novos focos do COVID-19, por isso, continue com os itens básicos, como aferição de temperatura, uso de álcool, isolamento de áreas muito sensíveis e até mesmo no uso de máscaras. Afinal, ninguém quer ser marcado como um local não seguro.

Essas foram nossas dicas de organização de eventos durante e após a pandemia, se você tiver alguma sugestão sobre eventos na pandemia, comenta aqui! Gostou do nosso post? Compartilhe com seus amigos!


Publicado por Consultores AppTicket no dia 01 de Agosto de 2021
Tags deste post
Compartilhe
Gostou desta publicação?
Deixe seu e-mail para receber nossas atualizações
blog comments powered by Disqus