Como organizar um evento online - Aprenda criar Lives, Webinars, Aulas, Cursos, Shows e todo tipo de ideia de evento virtual

Blog / Planejamento / Como organizar um evento online - Aprenda criar Lives, Webinars, Aulas, Cursos, Shows e todo tipo de ideia de evento virtual

Vamos te ensinar neste post, como organizar um evento online e todas as etapas para criar, divulgar na internet, vender ingressos virtuais, receber doações online, como escolher a plataforma para transmitir seu conteúdo e todos detalhes para tornar sua live de shows, aulas, cursos, webinars, apresentações, conferências e todo tipo de evento, um conteúdo inesquecível para o público!

Evento online, entendendo o momento!

Antes de te mostrar como organizar um evento online, vamos entender um pouco mais do momento. Com a chegada da pandemia, o setor de eventos foi diretamente afetado, diferentes restrições foram impostas, fazendo com que eventos presenciais fossem proibidos. Um momento desafiador para produtores, que precisam entender o cenário e buscar alternativas para gerar receitas e continuar conectado ao público.

Dentro desse novo normal, os Eventos Online ganharam força, através da transmissão do conteúdo via plataformas de streaming, diferentes tipos de conteúdos e ideias têm encantado um público cada vez mais conectado, exigente e sedento por novidades.

Futuramente com a volta de eventos presenciais, existe uma grande tendência de eventos híbridos, ou seja, que dá opção ao público de assistir presencial ou virtual o seu evento.

Evento Online

Todas as ideias de eventos virtuais dão certo na internet?

Muitas ideias de eventos online surgiram nos últimos meses, mas nem todos os eventos virtuais foram bem sucedidos e acabaram não sendo rentáveis ou com grandes resultados.

Não existe uma fórmula mágica ou um tipo de conteúdo que vai gerar o sucesso que você tanto busca com a internet, mas existem diversas ideias de eventos que você pode explorar, e a grande vantagem é a velocidade para tirar sua ideia do papel e colocar no ambiente virtual!

Tipos de eventos online que estão em alta e que você pode se inspirar:

Cursos online, Workshops, aulas, treinamentos e palestras virtuais

Você domina algum assunto, conhece um especialista em assunto corporativo, possui um método inovador ou quer inspirar pessoas a alcançar algum objetivo? Organizar um curso online, workshop, treinamento ou até mesmo ministrar uma palestra pode ser uma grande alternativa para “startar” seu primeiro evento online.

Meetups e Webinars

Esses dois tipos de eventos digitais ganharam força durante a pandemia, conectando o ambiente corporativo e profissionais de todo mundo. Os Meetups são eventos no formato de encontro, envolvendo profissionais de determinadas áreas e com objetivo estimular o networking e a troca de experiências sobre determinado assunto, onde diversos participantes geram informações. Já os Webinars, a grosso modo, possuem pequenas diferenças em relação aos meetups, geralmente é um formato de evento com um ou mais âncoras, que apresentam um assunto específico, com a participação de perguntas do público através de chat, Whatsapp e outros canais virtuais.

Apresentações de danças, teatros, standups, shows e diferentes lives culturais

Para quem tem uma banda, faz parte de companhias de dança ou teatro, ou até mesmo é um produtor cultural, utilizar as lives para apresentar conteúdos pode ser uma ótima opção para se conectar com o público, também pode ser uma ótima alternativa para arrecadar doações.

Organizo eventos de outros tipos, posso realizar um evento online?

Sim! Arriscar também faz parte do universo dos eventos e você pode emplacar um conteúdo diferenciado e fazer sucesso na internet. Existem muitas plataformas de evento online gratuitas, gerando um baixo ou até mesmo nenhum investimento, pode ser uma para testar ideias!

Eventos Online

Mas afinal, como organizar um evento online?

Explicamos alguns pontos importantes para entendimento e imersão nos eventos virtuais, agora em alguns tópicos resumidos, vamos criar uma sequência para você produzir seu evento na internet e alcançar o sucesso junto ao público!

Data e hora do evento

É muito importante dentro do planejamento do seu evento, pensar em qual seria o melhor dia e horário para transmissão, leve em conta o tipo de conteúdo e se faz sentido para o público. Por exemplo, um conteúdo musical ou cultural, talvez não faça sentido durante o dia, onde as pessoas tendem a ter tarefas mais relevantes e não dêem o devido valor ou até mesmo que não tenham tempo para assistir seu conteúdo.

Dica: Confira nosso artigo sobre planejamento de eventos?

Tempo de transmissão da live

Não existe um tempo mínimo ou máximo para transmitir seu evento, mas é importante planejar a transmissão e sentir o retorno do público, assim fica fácil pensar em encurtar ou prolongar seu evento! 

Divulgação do evento

Se você está realizando um evento online, nada melhor que usar o poder da internet para potencializar seus resultados, para isso:

Crie grátis seu evento no AppTicket

Na plataforma de eventos Appticket, você ganha um site e tem acesso as melhores funcionalidades para gerenciar seu evento por completo, controlar participantes e inscrições, criar ingressos virtuais, vender inscrições, receber doações, além de diversas funcionalidades para apresentar seu evento de forma profissional! E o melhor, tudo grátis!

Escolha a plataforma de transmissão de lives

Existem muitas opções de serviços de streaming para transmitir sua live, as mais renomadas são o Zoom, Hangout / Meeting, Youtube Live, Microsoft Teams, Facebook Live, Instagram Live e até mesmo via WhatsApp e no TikTok é possível transmitir seu conteúdo. Não esqueça de verificar as limitações de quantidade de pessoas de cada ferramenta na versão gratuita, em todas as ferramentas, a partir de um smartphone você se conecta, integra sua conta ou link com o AppTicket e já deixa tudo preparado para o grande momento. Não esqueça de fazer testes nas ferramentas e testar todas as tecnologias e recursos.

Utilize as redes sociais para viralizar seu evento

Após criar seu evento, definir a ferramenta de transmissão, você precisa tornar seu evento conhecido! Uma boa tática é compartilhar no Facebook, BIO do Instagram, Twitter, TikTok, LinkedIn, Kwai, WhatsApp e entre outras redes sociais, o link do site que você criou no Appticket. Mas vale muito pensar nas redes sociais que fazem mais sentido ao seu conteúdo e público.

Dica: Como no Instagram você pode não criar links na publicação, utilize a ferramenta de vários links no perfil do Instagram oferecido gratuitamente pela Onne.Link e facilite para usuários chegarem até a página do evento.

Outra tática certeira é aproveitar os próprios integrantes do evento na divulgação e acionar parceiros, influenciadores e outros perfis de notícias da sua cidade.

Devo cobrar algum valor para as pessoas poderem assistir minha live?

Se você acredita no potencial do seu evento e vê a possibilidade de levantar recursos, faz todo sentido cobrar por “ingresso virtual” ou  ter a opção de doação. Dessa forma você pode lucrar com o seu evento! O AppTicket oferece a opção para você vender ingressos online.

Preciso de patrocinadores para o meu evento?

Confira nosso artigo sobre Patrocinadores de Eventos

Associar seu conteúdo a marcas é um ótimo caminho, além da possibilidade de gerar receitas para custear algo que você precisou comprar ou alugar, também aumenta a credibilidade do seu evento online.

Gostou das nossas dicas de como organizar um evento online? Aproveite e já crie seu evento no AppTicket para testar e se preparar para arrebentar com sua live!


Publicado por Consultores AppTicket no dia 15 de Abril de 2021
Tags deste post
Compartilhe
Gostou desta publicação?
Deixe seu e-mail para receber nossas atualizações
blog comments powered by Disqus