Palestra, curso e workshop - Qual a diferença

Blog / Cursos, planilhas e sistemas / Palestra, curso e workshop - Qual a diferença

Você saberia dizer quais são as diferenças entre palestras, cursos e workshops? Estes eventos são bem comuns em diversos segmentos do mercado, mas mesmo assim muita gente acaba se confundindo, inclusive quem está organizando.  Para não restar mais dúvidas na hora de planejar seu evento, confira na sequência quando é mais indicado organizar uma palestra, curso ou workshop.

[the_ad id=”1557″]

WORKSHOP

Tradução do inglês para “Oficina”, o Workshop tem um aspecto mais prático e traz demonstrações ao vivo de várias ações dentro do evento. Por exemplo, em um workshop musical, é comum encontrarmos guitarristas, baixistas e bateristas demonstrando novidades dos instrumentos que serão lançados e técnicas para o público. Tudo ali, ao vivo. O mesmo acontece em eventos de tecnologia, culinária, na indústria de cosméticos, etc. Quem pretende organizar um workshop deve se preocupar em convidar profissionais especializados e com nome no mercado e pensar em uma estrutura que permita este tipo de apresentação.

 

PALESTRA

Mais popular do que o Workshop, a palestra está presente na vida do brasileiro desde os tempos de escola. A estrutura é basicamente a mesma, ou seja, uma ou mais pessoas são convidadas e apresentam seus trabalhos, testes, cases e informações sobre um determinado tema. Não há demonstrações na prática do trabalho em si, porém sempre há aberturas para esclarecimento de dúvidas por parte do público. Organizadores de palestras devem pensar em um bom espaço para receber o público e palestrantes, disponibilizar ferramentas audiovisuais para apresentação multimídia, pensar em coffee breaks, recepção, brindes, entre outros detalhes para impulsionar o evento.

[the_ad id=”1559″]

CURSOS

Com um perfil parecido com o Workshop, os eventos voltados para cursos são destinados a um público que deseja aprender algo. Mas ao contrário do primeiro caso onde ocorrem demonstrações práticas em um ou dois dias apenas, um curso de qualidade é mais teórico e demanda mais horas presenciais, materiais didáticos e uma locação de espaços por um período superior. Vale a pena realizar pesquisas de mercado para identificar a necessidade junto ao público, se existem profissionais disponíveis no mercado e também negociar as melhores condições para locação de espaços.

 

PALESTRAS, WORKSHOPS E CURSOS VIA APPTICKET

Vimos que existem diferenças entre palestras, workshops e cursos… Mas eles têm algo em comum? Sim! Todos podem ser gerenciados via AppTicket . Você mesmo, em poucos minutos, pode criar um site 100% personalizado  e com todas as informações sobre data, horário, local, atrações e muito mais. Além disso, também é possível ativar a venda de tickets online quando quiser e no valor que achar melhor. Tudo é bem simples e com as melhores funcionalidades. 

 

O que achou do post? Deixe seu comentário logo abaixo e acompanhe mais novidades sobre eventos também no Twitter do AppTicket e no Facebook.

[the_ad id=”1558″]


Publicado por Equipe AppTicket no dia 28 de Dezembro de 2017