Cuidados com seu evento: Vigilância sanitária

Cuidados com seu evento: vigilância sanitária

Blog / Leis, Censura e Segurança / Cuidados com seu evento: vigilância sanitária

Todo e qualquer evento deve seguir as normas e orientações da Agência Nacional da Vigilância Sanitária (ANVISA) para que transcorra da maneira adequada e dentro das expectativas do público, imprensa, patrocinadores e convidados. Vale a pena ressaltar que sem os alvarás da ANVISA para liberação do espaço ou serviços prestados, seu pode ser considerado ilegal. Veja os cuidados que deve tomar.

 

SEJA RIGOROSO

O organizador de eventos deve ser rigoroso em todos os detalhes que envolvem o evento, como por exemplo, no controle dos alimentos que serão servidos no evento, produtos e serviços inerentes ao bem-estar do público, higiene de banheiros e locais em comum, controle de zoonoses e saúde dos trabalhadores. Caso julgue não ter a capacidade de analisar corretamente cada um destes itens, entre em contato com empresas especializadas.

 

HIGIENE DO LOCAL E SAÚDE DAS PESSOAS

O evento deve disponibilizar uma quantidade específica de banheiros de acordo com o tamanho do local, assim como, todos devem estar em perfeitas condições de higiene para receber homens e mulheres, inclusive com banheiros adaptados para portadores de necessidades especiais. Vale a pena destacar um ou mais funcionários para manutenção da limpeza durante o evento. Ainda é preciso ter um local indicado para atendimento médico do público onde a equipe socorrista possa trabalhar com tranquilidade e agilidade.

O organizador de eventos também deve conhecer a Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990 que responsabiliza cada município sobre as normas de vigilância sanitária na cidade, ou seja, é fundamental conhecer o que deve ser feito em determinado local.

 

ALIMENTAÇÃO

Outro aspecto analisado pela Agência Nacional da Vigilância Sanitária é a alimentação. Quem vai organizar um evento que oferecerá serviços de alimentação deve ter muito cuidado com a qualidade dos alimentos, sua procedência e maneira que serão disponibilizados. Segundo a ANVISA, os alimentos devem ser conservados com precisão para evitar contaminação através de micro-organismos, ou seja, é indispensável contar com uma área de estoque que siga as principais normas de higiene.

Mantenha este local sempre limpo e com a separação adequada conforme cada tipo de alimento, inclusive com todos os itens distantes do chão e com espaço entre a parede e o teto. Também é indicado um estoque com circulação de ar e com a iluminação perfeita, tudo para não alterar as propriedades dos alimentos que serão servidos ao público em breve. Estas condições são regulamentadas pela Resolução-RDC da ANVISA, nº 275 de 21 de outubro de 2002 e pela Portaria SVS/MS nº 326, de 30 de julho de 1997.

 

Compartilhe o post com seus amigos e confira mais novidades sobre o mercado de eventos na página do AppTicket no Facebook e no perfil no Twitter. Siga o AppTicket nas redes sociais.


Publicado por Equipe AppTicket no dia 05 de Agosto de 2015
Tags deste post
Compartilhe
Gostou desta publicação?
Deixe seu e-mail para receber nossas atualizações
blog comments powered by Disqus