Como organizar uma corrida de rua com sucesso! Veja detalhes de como montar seu projeto de corrida

Blog / Planejamento / Como organizar uma corrida de rua com sucesso! Veja detalhes de como montar seu projeto de corrida

Neste post você irá conferir o como organizar uma corrida de rua e montar um projeto de corrida com sucesso, confira nossas dicas!

Crescendo na lista dentre os eventos mais populares no Brasil e no exterior, as corridas de rua aliam o bem-estar de quem participa com o retorno financeiro e de imagem para quem organiza. Todavia, é preciso percorrer um grande caminho para que tudo saia como o planejado e a corrida seja um sucesso. 

COMO ORGANIZAR UMA CORRIA DE RUA x AUTORIZAÇÃO DO PROJETO DE CORRIDA PELA PREFEITURA

O organizador da corrida de rua precisará de um alvará junto à prefeitura, isso porque é preciso conciliar a data desejada com outros tantos eventos municipais e eventuais restrições da cidade. Na capital paulista, por exemplo, é preciso solicitar a data junto à Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreações, com uma antecedência mínima de 90 dias. Já o alvará de autorização deverá ser atuado com pelo menos um mês antes da prova.

Para outros tipos de corridas indoor ou em espaços privados, pode ser necessário algum tipo de liberação da prefeitura, verifique a da sua cidade quais os itens necessários para organizar uma corrida de rua.

[the_ad id=”1558″]

ALVARÁ PARA ORGANIZAR CORRIDA DE RUA: O QUE PRECISA?

Para obtenção do alvará da prefeitura para realização da corrida de rua, será preciso apresentar:

  • Requerimento-padrão para realização de corridas de rua em espaço público.
  • Cópia de Notificação-Recibo do IPTU do imóvel em que será instalada a atividade (se não for público).
  • Memorial Descritivo e Peças Gráficas.
  • Dimensionamento e cálculos sobre lotação, estacionamento e sanitários.
  • Declarações de compromisso e Atestados técnicos ou termos de compromisso técnico (estabilidade de estruturas, instalações elétricas, sistemas de segurança, controle de emissão de ruídos, acessibilidade).

Importante ressaltar que todas as estruturas metálicas e elétricas devem ser certificadas e assinadas por engenheiros responsáveis e de acordo com as normas da NBR 5410 da ABNT e até mesmo, pode ser que sua corrida de rua precise de alguma liberação do Corpo de bombeiros. Além disso, é preciso observar se a companhia de engenharia de tráfego cobra por eventuais custos operacionais do trajeto da sua corrida.

ORGANIZAÇÃO DE CORRIDAS – ESTRUTURA DA CORRIDA DE RUA, IDEIAS E PREVISÃO DE CUSTOS PARA FAZER

O custo para organizar uma corrida de rua é variável, como você provavelmente imagina. Os valores investidos variam de acordo com a localidade, número de participantes, tamanho da divulgação, valor kit, premiações, taxas, impostos e principalmente na cada escolha de fornecedor. Vamos pensar em tudo que compõe uma prova de corrida e envolvem custos, assim já é possível começar a traçar o orçamento:

    • kit de corrida: camiseta da corrida, boné, viseira, toalha, lanche, medalha de corredor, troféu para vencedor da etapa, água para hidratação.
    • Chip / Cronometragem de participantes: item fundamental que todo corredor de corrida precisa, tanto em corridas de rua, trail, com obstáculos, maratonas ou qualquer outra modalidade. É preciso registrar o tempo de corrida.
    • Estruturas e equipamentos para organizar o ambiente da corrida: treliças, pódio, backdrop, grades de proteção, caixas de som, display de cronometragem.
    • Staff: equipe responsável pela entrega do kit corredor, água, premiação.
    • Profissionais e empresas terceirizadas: fotógrafo, locutor / animador, ambulância, DJ.
    • Taxas: impostos e licenças.
    • Materiais de divulgação: faixas, banners, anúncios de internet.
  • Outros gastos para realizar a corrida de rua: não esqueça de adicionar outros itens que você contratar ou comprar.

Como organizar uma corrida de rua

FECHANDO O ORÇAMENTO DO PROJETO DA CORRIDA DE RUA

Após o levantamento do orçamento de cada item da corrida, uma forma de chegar ao preço de venda da inscrição para o corredor, é somar tudo e dividir pelo número de participantes que espera. Exemplo:

    • Custo total para organizar uma corrida de rua: R$ 7.000
  • Número de atletas mínimo que você espera: 200 corredores

Então seu custo por participante da corrida será de R$ 35,00. Agora é acrescentar sua margem para fechar o valor da inscrição. Leve em conta os valores médios praticados no mercado para não ter um preço fora do perfil do público. Confira algumas dicas:

Dica 1 – Trabalhe com no máximo 75% da projeção de público da corrida: calcule o valor da inscrição com uma certa folga. Se a expectativa é de 200 corredores, trabalhe o valor da divisão para 150 participantes (75% da projeção do público), assim você manter o custo por atleta viável e evitar grandes prejuízos.

Dica 2 – Pode até parecer tentador para o organizador de corridas adquirir alguns equipamentos e estruturas, mas ainda sim a locação é mais viável, mas são itens de uso específico e que provavelmente darão um grande trabalho para guardar, além de possíveis manutenções.

Dica 3 – Entenda tudo sobre sua corrida e não deixe de verificar nada: é fundamental pesquisar junto aos órgãos públicos da cidade sobre licenças para organizar um evento público deste tipo. Consulte também a federação brasileira de atletismo e a confederação estadual, isso porque dependendo do tipo e porte da corrida, e onde será realizada, você poderá ter que pagar determinadas taxas e impostos variados.

[the_ad id=”1557″]

PATROCINADORES DE CORRIDA DE RUA

Além de aumentar a credibilidade para a sua corrida, conquistar patrocinadores pode significar muito na diminuição de custos e muitas vezes tornar viável a realização da corrida.

Quando for consultar patrocinadores, dê preferência a marcas relacionadas com bem-estar, saúde, esporte e empresas que estejam dentro do perfil e aceitação do público. O caminho fica mais fácil para conseguir o aporte financeiro que almeja e também cria uma ligação mais fácil com o público, que reconhece em tais marcas os mesmo valores que seu evento deseja transmitir. Patrocinadores de material esportivo, inclusive, podem contribuir com a realização da prova fornecendo alguns acessórios ou premiações para a corrida.

Dica 1: Lembre-se dos itens do kit corrida, você pode criar permutas em troca de produtos, assim agrega muito valor para o corredor.

Dica 2: Site da corrida, veja como criar grátis o site da sua corrida e encante os futuros patrocinadores.

COMO FAZER A VENDA DE INSCRIÇÕES DE CORRIDA NA INTERNET

Já na hora de vender as inscrições para a corrida de rua, conte com o AppTicket, em alguns minutos você cria um site gratuito para a sua corrida, configura os preços e datas de lotes, define descontos e muito mais. É possível inclusive solicitar quais dados forem necessários aos atletas, como tamanho de camiseta, por exemplo, e ainda gerar número de peito automaticamente conforme a inscrição do atleta for confirmada.

Além de todos estes benefícios, você pode acompanhar as inscrições da corrida em tempo real, de qualquer lugar, inclusive do seu smartphone, sem precisar ficar baixando planilhas gigantes. Você acompanha número de acessos ao site da inscrição, número de inscrições feitas, corredores pendentes de pagamento, valores liberados e muito mais. Se tiver uma página no Facebook é possível ativar as inscrições da corrida também por lá e com apenas alguns cliques, fazer sua corrida de corrida de rua se torna viável com o AppTicket e você não precisa investir nada para gerenciar os participantes.

No final das inscrições você já recebe um arquivo completo com os participantes da corrida, para que seu fornecedor de chips possa produzir tudo sem precisar se preocupar com mais nada.

DISTRIBUIÇÃO DO KIT CORRIDA

Você pode antecipar a entrega do kit da corrida ou disponibilizá-lo no dia do evento, porém a primeira opção é a melhor. Crie um ponto fixo para que as pessoas retirem o kit de corrida com semanas de antecipação. Escolha um local bem localizado, como uma loja do patrocinador do evento. Se preferir distribuir os kits no dia da corrida, monte uma estrutura na entrada do evento e conte com profissionais treinados para receber os participantes, confirmar as identidades e repassar os kits.

COMO DEFINIR O PERCURSO DA CORRIDA DE RUA

É fundamental definir o percurso da sua prova com antecedência, justamente para analisar o perfil do público, local onde será realizada, além de servir para anexo em seu requerimentos junto órgão públicos. Por exemplo: maratonas possuem exatamente 42.195 metros e meias-maratonas 21.097 metros. Esta classificação será essencial para definir o tipo de abordagem comercial e também o como será o feedback do público, principalmente se deseja atingir atletas amadores.

Caso a sua corrida contenha obstáculos ou seja de revezamento, descreva detalhadamente as regras ao público.

STAFF, PONTOS DE HIDRATAÇÃO E ALIMENTAÇÃO PARA A CORRIDA

Os pontos de hidratação são fundamentais em uma corrida, pois isso valoriza o bem-estar dos participantes. Para tal, é fundamental contar com milhares de copos de água e também bebidas isotônicas. É preciso contar com um staff preparado para separar tais líquidos e distribuí-los da maneira adequada, em pontos estrategicamente posicionados da prova. Neste momento não economize, pois nunca é demais contar com pontos de hidratação em uma corrida de rua.

A organização é fundamental em qualquer tipo de evento de corrida e vamos te ajudar a tornar viável o seu projeto de sua corrida de rua, comece a utilizar um sistema de gerenciamento de corrida e que vai te ajudar com seu projeto de corrida de rua, selecionamos um totalmente grátis, clique aqui.

Curtiu o post de como organizar uma corrida de rua com sucesso? Confira mais novidades sobre corridas de rua, veja outros modelos de projeto de corrida, além de informações de como organizar outros eventos de esportivos no Facebook do AppTicket.

[the_ad id=”1559″]


Publicado por Equipe AppTicket no dia 05 de Janeiro de 2021
Tags deste post
Compartilhe
Gostou desta publicação?
Deixe seu e-mail para receber nossas atualizações
blog comments powered by Disqus